10.07.2009

95 – Há Dias Santos

E honrarás o Domingo em homenagem ao senhor teu Deus, e nesse dia beberás vinho capitoso em Sua honra. E em Seu respeito manterás uma compostura honesta, e evitarás passear-te em cuecas, mesmo dentro de casa.
Santos Evangelhos (quase todos eles, pouco importa)


Há datas memoráveis na mesa 19. Houve por exemplo a data em que a mesa começou, diversas datas em que ela começou, na realidade, e todas seriam dignas de comemoração se pelo menos nos conseguíssemos recordar de alguma delas. Há evidentemente o Primeiro de Janeiro da mesa 19, que marca a dissolução consumada da tertúlia pela via de uma lei iníqua, entrada em vigor a 1 de Janeiro de 2008. Mas há sobretudo o 7 de Outubro de 2009. Ou o 7 de Outubro de 2001, ou qualquer outro 7 de Outubro dos últimos vinte e tal anos. O 7 de Outubro é uma data fundamental na mesa 19.

Minto, ou pelo menos subestimo: o 7 de Outubro não é uma data fundamental, o 7 de Outubro é A Data Fundamental da mesa 19, assim com as maiúsculas todas que merece. Noutros dias nos teremos pela primeira vez lá sentado, admito mesmo que o tenhamos feito em inúmeras primeiras vezes, mas só a 7 de Outubro retorna o planeta à posição que no cosmos ocupava quando se deu verdadeiro nascimento da mesa 19. Mais exactamente, o nascimento da Vânia.

Pondo a mão na consciência (ou naquilo que em mim usualmente responde pelo nome de consciência, e não me façam entrar em pormenores), julgo nunca ter ocultado ao longo deste número excessivo de crónicas que a Vânia era, desde sempre foi, a mesa 19. A mesa que retratei era composta por uma quantidade talvez excessiva de pessoas que ao longo do almoço extravasavam exuberantemente o seu conflito com a realidade tal como ela é, mas o motor e catalisador, o Deus ex Machina da mesa 19 foi sempre a Vânia. Foram mais de noventa crónicas de injúria pessoal, em que a usei, abusei, e cheguei mesmo a dar-lhe cabo da vida. É decerto lamentável, mas eu sou na melhor das hipóteses uma pessoa bastante lamentável. Não houve todavia ninguém, nem mesmo eu próprio, cronista, que permeasse tanto a história da mesa 19 como a Vânia.

A mesa 19 cresceu e mudou, tal como a Vânia. Não são já a mesma pessoa nem a mesma mesa, e isso implica reajustamentos. Mas reajustar não é esquecer, e a minha gratidão pessoal pela parte desempenhada pela Vânia nesse fenómeno que se chamou mesa 19 não será jamais reajustada. Pelo que possa valer, deixo aqui o meu Muito Obrigado.

Serve esta crónica para dar os parabéns à Vânia, que faz hoje anos. Pelo que fica escrito atrás, Vânia, é quase escusado expressar-te o nosso desejo de que passes o melhor dia da tua vida, e que esse seja apenas o prelúdio de dias melhores, a prolongarem-se por muitos anos, e todos bons. Mas agora já fica desejado. Lugar também ao desejo dos maiores sucessos profissionais, coisa que sem embargo nos não inspira cuidados: quem se dedica à psicologia tendo provas dadas com a mesa 19 está certamente na rota do sucesso. Depois disso, que mais lhe podem pôr à frente que a assuste?

Nós pelo nosso lado vamos indo bem, e só gostaríamos de um destes dias ter a oportunidade de te dar um beijinho de parabéns, e talvez dizer-te umas quantas coisas inqualificáveis, e fazer-te perguntas que um quarentão não deve nunca fazer a uma jovem como tu, mas que nós faríamos na mesma. Só em memória dos velhos tempos.