11.23.2006

48 – A outra empregada.

Há outra empregada, além da Vânia. É muito diferente dela, mas é também uma miúda bonita. Honi soit qui mal y pense, que, quando digo miúda, refiro-me a uma mocetona de vinte e três primaveras, senão mais. Menina casada, de resto, e senhora do meu maior respeito, só que para mim é uma miúda. Mais, é uma miúda bonita. Quis dizer-lhe isso mesmo, um destes dias, mas a minha condição de quadragenário envergonhou-me. Encomendei então o recado à Vânia, mas a minha condição de quadragenário envergonhou-a a ela, também. A outra lá continuou, uma miúda bonita, e alheada de o ser.

Serve esta crónica para falar da outra empregada, e de tudo o que lhe deve a mesa 19. Força-nos isso a falar também da Vânia, e das subtis e diversas formas em que ela é diferente da outra empregada. Não é de resto comum mencionarmos a outra, mas ela é uma peça fundamental do nosso estabelecimento: se a Vânia é o espírito e a consciência da mesa 19, a outra empregada é a sua alma travessa. Ninguém percebe os nossos disparates como ela, e poucas seriam capazes de os imitar, da forma como ela os imita.

Não é habitual sermos servidos por ela, embora seja sempre um prazer, de tal forma ela mostra prazer na mais pequena solicitação. Confesso que cheguei mesmo, um dia, a convidá-la para uma sardinhada, coisa que ela declinou, e talvez tenha sido melhor assim. É que ela, sabem, é uma miúda muito bonita.

É neste ponto que entra em acção o Evangelho segundo Santa Vânia, onde taxativamente se diz, Não cobiçarás ninguém que não tenha idade para ser a minha avó, a menos que sejas quarenta anos mais novo que o meu avô. Estou lixado, o crivo exclui-me claramente, e seria necessária muita imaginação para fazer da Marta avó da Vânia. Ora bolas, lá disse o nome.

O que fazer disto tudo? Confesso que não sei. A Vânia é indispensável à mesa 19, e há-de ser sempre um coelhinho fofo e branco, e um coelhinho bem giro, por sinal. E a Marta? Bem, a Marta é uma miúda muito bonita. Mas acho que já disse isto, não disse?

1 comentário:

Anónimo disse...

Fenomenal! Um sorriso no fim sabe tão bem :))) Que a Vânia e a Marta continuem a dar corpo e alma à mesa 19 :) Beijo enorme, Nuno querido :)